Páginas

Chá rooitea – O chá da longa vida!


O chá rooitea, também conhecido como rooibos ou Red Bush, é proveniente de um arbusto chamado Rooibos (Aspalathus Linearis), da região das Montanhas Cedarberg, Cidade do Cabo, na África do Sul.

Descoberto na África do Sul há mais de 300 anos, o chá rooitea alcançou muita aprovação e sucesso na Europa e Japão. Conhecido pelos japoneses como “chá da longa vida”, esta bebida de cor avermelhada e sabor adocicado é muito leve, livre de cafeína e rica em substâncias antioxidantes e minerais essenciais.
Tecnicamente falando, o rooitea não pode ser chamado de chá, e sim de infusão, pois não é oriundo da planta Camellia sinensis. O processo de produção lembra os chás tradicionais, fermentado e secado à luz do sol, com a diferença do uso de máquina de cortar tabaco na finalização. Assim como outros chás, o rooitea pode ser encontrado nos formatos puro ou aromatizado.
Benefícios do rooitea:
-Por ser livre de cafeína, o chá rooitea é uma boa opção para quem tem problemas com a cafeína da Camellia sinensis, presente nos chás branco, verde, oolong e preto;
-Contém várias substâncias antioxidantes, que ajudam a proteger as células da ação maléfica dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento e ao aparecimento de diversas doenças;
-O chá rooitea tem propriedades anti-alérgicas nas crianças, auxiliando no alívio de alguns sintomas, como cólicas, insônia e dores de estômago;
-Esta bebida pode ajudar no tratamento de doenças degenerativas e cardiovasculares, cancro, gases, pedras no rim e envelhecimento cerebral;
-Por produzir um efeito calmante e ser um ansiolítico natural, o chá é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça, irritabilidade, insônia e hipertensão.
Como consumir o rooitea?
O chá rooitea pode ser encontrado à venda em sua forma pura sem misturas ou os aromatizados com frutas. O rooibos puro é livre de cafeína, possui sabor agradável e ameno; o rooibos verde possui aroma de frutas vermelhas, contendo rooitea verde, frutos do sabugueiro, groselhas negras, aroma, fatias de morango seco e pedaços de cereja.
Existem ainda os chás de inverno com sabor de canela, laranja e caramelo, que contêm rooitea, pétalas de rosa, pedaços de canela e de caramelo, amêndoas laminadas, cascas de laranja, pedaços de laranja seca e cravo.
Para preparar o chá rooitea, ferva a água até 85º e deixe em infusão durante 5 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário